ICCROM: PROMOTING PEOPLE-CENTRED APPROACHES TO CONSERVATION

E-mail Imprimir

laura_alecrim_teaching_crafts_apprenticeship_bO CECI foi representado no curso realizado pelo ICCROM: “PROMOTING PEOPLE-CENTRED APPROACHES TO CONSERVATION”, através da associada, arquiteta Laura Alecrim, onde ela apresentou o case: Building Crafts Apprenticeship Project at Igreja de São João dos Militares.



O CECI esteve presente no Curso “Promoting People-Centred Approaches to Conservation” (Promovendo abordagens de conservação centradas em pessoas), desenvolvido pelo ICCROM (International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property) e IUCN (International Union for Conservation of Nature), com suporte do Departamento Federal de Cultura da Suíça e Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega. O curso foi realizado na Itália, no período de 10 a 20 de outubro de 2017.

O curso tem como pressuposto inicial a mudança de paradigma que vem ocorrendo no campo patrimonial, no qual o objetivo da gestão do patrimônio está movendo “do cuidado com o patrimônio para aquele de buscar o bem estar do patrimônio (natural e cultural) e da sociedade como um todo”. O objetivo do curso é discutir as comunidades como componentes bases da gestão do patrimônio de modo a garantir que o patrimônio, seja natural ou cultural, possua uma função dinâmica e mutuamente benéfica nas sociedades atuais e futuras.

Desenvolvido ao longo de duas semanas, consistiu em palestras, sessões interativas para o compartilhamento de experiências, visitas de campo e exercícios práticos baseados nos exemplos em campo.

O curso é considerado uma oportunidade para a criação de um fórum no qual os participantes possam compartilhar as suas experiências, aprendendo uns com os outros. Considerando isso, um dos critérios para a seleção dos participantes é a experiência do profissional em atividades de gestão da conservação com o envolvimento da comunidade, um estudo de caso. A arquiteta Laura Alecrim participou do curso com o caso da Obra-Escola realizada na restauração da Igreja de São João Batista dos Militares, em Olinda, realizada pelo CECI em 2011/2012. No total foram selecionados 22 participantes, representantes de 21 países: África do Sul, Alemanha, Brasil, China, Egito, Estados Unidos, Finlândia, Georgia, Grécia, Índia, Irã, Itália, Mauritânia, México, Noruega, Portugal, Romênia, Sri Lanka, Tanzânia, Turquia e Zâmbia.

As visitas de campo foram realizadas em diversos componentes de sítios listados como Patrimônio Mundial, todos localizados na Itália, incluindo “Áreas arqueológicas de Pompéia, Herculano e Torre Annunziata”, “As Dolomitas”, “Palafitas pré-históricas no entorno dos Alpes”, e as reservas da biosfera “Alpes Ledro e Judicaria” e “Somma-Vesuvio e Miglio d’Oro”.

No início do curso os participantes foram organizados em grupos, os quais continuavam as discussões após o encerramento das atividades coletivas do dia. O objetivo do exercício foi avaliar o estado da prática de gestão do patrimônio ao redor do mundo e fornecer recomendações que o ICCROM, a IUCN e outras organizações possam utilizar para moldar suas futuras ações de desenvolvimento de capacidades para engajamento da comunidade com o patrimônio. Além disso, os grupos forneceram recomendações para a gestão dos sítios visitados durante o curso.

Laura_-_apresentao_Estudo_de_Caso_1a Laura_-_apresentao_Estudo_de_Caso_2a
Laura - apresentação Estudo de Caso. Apresentação no caso Obra-Escola na Igreja de São João Batista dos Militares, executado pelo CECI, pela arquiteta Laura Alecrim.
Laura_-_apresentao_Estudo_de_Caso_3a laura_alecrim_teaching_crafts_apprenticeship_b
Laura - apresentação Estudo de Caso. Apresentação no caso Obra-Escola na Igreja de São João Batista dos Militares, executado pelo CECI, pela arquiteta Laura Alecrim. Laura - Aplicando instruções aos jovens alunos em .
Grupo_1_-_Apresentao_Final_1a Grupo_1_-_Trabalho_em_grupo_no_Hotel_-_Trento_a
Grupo 1 - Apresentação Final, realizada no Castelo de Buonconsiglio, em Trento. Grupo 1 - Trabalho em grupo no Hotel. Todos os dias, após as palestras, os grupos se encontravam para discutir o assunto e trabalhar na apresentação final

logo_ceci_verde logo_ICCROM_a

 

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias ICCROM: PROMOTING PEOPLE-CENTRED APPROACHES TO CONSERVATION