Notícias recentes

Oficina de Produção, Conservação e Restauro de Azulejos Históricos

A OFICINA DE RESTAURO DE AZULEJOS tempo por finalidade o treinamento de profissionais e interessados em geral na manutenção, conservação e restauro de azulejos históricos.
É oferecido aos participantes o seguinte conteúdo teórico e prático:
TEORIA
1 - Breve história dos azulejos, onde é oferecida uma visão das origens dos revestimentos cerâmicos de paredes; o florescimento e desenvolvimento na Europa Ocidental, particularmente a zona Ibérica de Espanha e Portugal; as manifestações da cultura azulejar nas diversas regiões do Brasil.
Esse material teórico é enviado antecipadamente aos participantes em e-book, através de download na plataforma do www.cecieducacao.org.br.
2 – Produção de azulejos, onde são apresentadas as principais técnicas que aportaram no Brasil via Portugal nos diferentes períodos Colonial, Imperial e Republicano. São apresentadas as propriedades físico-químicas dos materiais e as principais técnicos/meios de produção,
Esse material teórico é enviado antecipadamente aos participantes em e-book, através de download na plataforma do www.cecieducacao.org.br
3 – Degradações e danos (patologias) em azulejos e métodos de documentação e levantamento e registros gráficos, iconográficos e fotográficos; métodos de investigações e análises de danos.
Esse material teórico é enviado antecipadamente aos participantes em e-book, através de download na plataforma do www.cecieducacao.org.br
PRÁTICA
1 – Práticas de intervenções de manutenção, conservação e restauro apresentando os protocolos básicos das boas práticas para a garantia da autenticidade e integridade dos azulejos históricos.
Prática em atelier com atividades de: elaboração de Fichas de Identificação de Danos – FIDs (case), método de desmonte e remonte, higienização, refixação de camadas em descolamento, faceamento, consolidação, refazimento de azulejos (unidades) pelos métodos a quente e a frio, pintura (ornamentação) com óxidos e vidrados de baixa fusão, enxertos, próteses, cuidados com o suporte e proteção superficial.
PROFESSORES
Edson Félix
Jorge E. L. Tinoco
Zeila Machado
ESCARIFICAOA OFICINA DE PRODUÇÃO, CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE AZULEJOS tem por finalidade o treinamento de profissionais e interessados em geral na manutenção, conservação e restauro de azulejos históricos.
Leia mais...
 

Intercâmbio com ICOMOS-US

ICOMOS-US_thalita_Maitland_capitolA aluna do curso de Gestão de Restauro e arquiteta colaboradora Thalita Oliveira foi a indicada do CECI e selecionada pelo ICOMOS/US para trabalhar durante o verão de 2019 (mai/ago) no Museu de Arte e História de Maitland, na Flórida (EUA).

Leia mais...
 

Fortaleza dos Reis Magos (Natal/RN)

forte_reis_magos_pageA realização de visitas técnicas orientadas às obras de restauração em edificações de valor cultural é uma atividade regular do Curso Gestão de Restauro. Desde a 1ª edição no ano de 2003, alunos e profissionais em geral têm a oportunidade de verificar os níveis de atendimento aos protocolos básicos de gestão de obras e serviços de conservação e restauro.

ABSURDO - Danos ao patrimônio nacional !

Leia mais...
 

Gestão da Manutenção - Texto para Discussão

capa_TxT_64Um modelo de Gestão da Manutenção de edificações de valor cultural foi apresentado pelo Curso de Gestão de Restauro durante o II Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL, realizado em 25 a 28 abr. 2018, na cidade de Belo Horizonte (MG). Os autores, Jorge Eduardo Lucena Tinoco e Thalita R. dos S. Oliveira, mostraram que as atividades de inspeções e manutenções preventivas, programadas e corretivas exigem protocolos básicos para atendimento às necessidades da garantia funcional dos componentes e elementos construtivos e artísticos assim como às condições financeiras do proprietário ou usuário.

Leia mais...
 

Oficina de Argamassas

CARTAZ_web_mA OFICINA DE ARGAMASSAS faz parte do curso Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural – Gestão de Restauro, dentro do tema Boas Práticas sobre as diversas técnicas construtivas presentes na Arquitetura Brasileira.

Informações e inscrições

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
WhatsApp 99619-2970 / 99771-8153

Leia mais...
 

Viagem de Estudos - 2018

viagem_estudos-2018_2aO Curso Gestão de Restauro chama os interessados na Viagem de Estudos para participar das atividades em dezembro próximo (2018).

Inscrições abertas!

Leia mais...
 

Canteiro Didático - 2018

chamada_a O Curso Gestão de Restauro chama os interessados no Canteiro Didático para participar das atividades em novembro próximo (2018).

Inscrições abertas!

Leia mais...
 

Casas Modernistas do Recife

Casa_n_625_1aO Curso Gestão de Restauro/CECI, através da coordenação técnica e de algumas alunas bolsistas-estagiárias assumiram a responsabilidade pela elaboração do Projeto de Restauração das Casas Modernistas, localizadas à Avenida Rosa e Silva, nos 625 e 639, no bairro das Graças, cidade do Recife (Pernambuco).

 

Leia mais...
 

Revista City&Time - Volume 5

CT_vol5O Prof. Silvio Zancheti, idealizador e um dos fundadores do CECI, apresenta ao público especializado o volume 5, pronto para impressão, da Revista Internacional da entidade City&Time, contento artigos com o tema The Historic City, a Reference Model for Urban Sustainable Development Policies.

Leia mais...
 


Página 1 de 13

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Enquete

Você acha que a RESTAURAÇÃO de um monumento deve deixá-lo "velhinho em folha" ou deve mantê-lo autêntico com a pátina do tempo?
 

Sobre nós

O CECI tem como missão promover a conscientização, o ensino e a pesquisa sobre a conservação integrada urbana e territorial dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável. Suas atividades são dirigidas para a comunidade técnica e acadêmica brasileira e internacional.

Você está aqui: Home

Inscrições

Selecione o curso, seminário, workshop e palestra que você deseja se inscrever.

Piranhas

Estudo sobre o tombamento da cidade histórica, o plano de gestão dos seus bens patrimoniais e análise da estrutura urbana.

Pesquisa aplicada - Instalações Elétricas

cleats_transO CECI está ultimando os estudos da pesquisa aplicada sobre as instalaçãos elétricas originais da Basílica de Nossa Senhora da Penha do Recife, datadas de 1919, conforme pesquisa nos arquivos da PRONEB (Provínica de Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil). Um Texto para Discussão [volume 36] já foi publicado, tratando do caso da conservação dos componentes antigos das instalações elétricas da Penha.

Últimas notícias

Notícias populares

Parcerias

parceiros_logos

Conheça um pouco mais sobre os parceiros do CECI.

Leia mais...